A Meningite Pneumocócica é uma infecção grave causada pela bactéria pneumococo, que pode levar a complicações como pneumonia e meningite. A intensa resposta inflamatória está associada a significativa taxa de mortalidade e sequelas neurológicas, como convulsões, déficits sensório-motores e comprometimento do aprendizado e da memória.
Diante de um quadro tão drástico, encontrar tratamentos que venham a contribuir para a melhora do paciente é extremamente importante. E, neste cenário, o CBD surge como esperança, sem prescindir do tratamento tradicional.
Abaixo, destacamos um estudo muito interessante sobre os benefícios medicinais do Canabidiol para o tratamento desta patologia, cujo o objetivo foi avaliar os efeitos da administração aguda e prolongada de canabidiol sobre citocinas pró-inflamatórias.
E os resultados foram animadores, como segue:
“A administração prolongada de canabidiol em diferentes doses reduziu o nível de TNF-α no córtex frontal. O tratamento prolongado com canabidiol, 10mg/kg, preveniu o comprometimento da memória nos estudos realizados em relação a meningite pneumocócica.
Embora descritivos, os resultados demonstram que o canabidiol tem efeitos anti-inflamatórios na meningite pneumocócica e previne sequelas cognitivas, sendo um importante fármaco no tratamento da doença.”
Gostou da novidade?
Acesse a pesquise e saiba mais sobre este estudo. Basta clicar no link abaixo.
Fonte: Barichello T, Ceretta RA, Generoso JS, Moreira AP, Simões LR, Comim CM, Quevedo J, Vilela MC, Zuardi AW, Crippa JA, Teixeira AL. Cannabidiol reduces host immune response and prevents cognitive impairments in Wistar rats submitted to pneumococcal meningitis. Eur J Pharmacol. 2012 Dec 15;697(1-3):158-64. doi: 10.1016/j.ejphar.2012.09.053. Epub 2012 Oct 16. PMID: 23085269.